Nova Afinação Padrão

Artigo escrito por Gabriel Vidal.

A Nova Afinação Padrão [New Standard Tuning] foi introduzida por Robert Fripp em 1985, em seu primeiro seminário de Guitar Craft.

Segundo Fripp disse em uma entrevista, a nova afinação simplesmente “veio até ele”, e ao experimentar, decidiu que seria sua afinação. A partir daí, ele sempre gravou e se apresentou com ela.

A Nova Afinação Padrão é, do grave ao agudo, C G D A E G. Ou seja, é afinado em quintas, com exceção da primeira corda, por motivo de tensão. Por isso, essa afinação lembra a dos violinos e violoncelos, por também serem afinados em quintas.

Esta afinação é usado principalmente nos seminários do Guitar Craft, e também, por violonistas e guitarristas que, ao entrarem em contato com o método, decidem manter esta forma de tocar.

Uma característica muito interessante desta afinação é que ela é totalmente simétrica [exceto pela primeira corda], em oposição à afinação padrão. Com isso, a formação de acordes e a memorização de escalas se torna bem mais simples e aumenta o alcance sonoro do instrumento, pois o violonista dispõe de notas não acessíveis na afinação tradicional.

Atualmente, Robert Fripp e o Guitar Circle estão adotando outro nome, passando a chamar de Afinação Guitar Craft [Guitar Craft Tunning]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s