Robert Fripp

Certamente, Robert Fripp é mais conhecido pelo seu trabalho com a banda King Crimson, onde esteve na liderança desde seu início, em 1969.

Dono de uma abordagem e técnica bem peculiares, era inevitavel que, em 1985, em Claymount Court, Fripp estaria ministrando uma série de cursos residenciais que daria início ao Guitar Craft. Desde então, dirige todo ano vários cursos residenciais ao redor do mundo.

Fripp iniciou seus estudos no violão e na música aos 11 anos de idade. Dedicava longas horas ao estudo da música, e, percebendo que a maneira tradicional de ensinar violão não o satisfazia, acabou pesquisando novas abordagens. Ainda adolescente, desenvolveu seus próprios exercícios de técnica.

Na década de 1960, iniciou sua carreira artística com o trabalho Giles, Giles & Fripp. Em 1969, o trabalho evoluiu para a banda King Crimson, que se estabeleceu no cenário do Rock Progressivo. Até o ano de 1974, a banda contou com 4 “encarnações” diferentes, até que Fripp anunciou sua aposentadoria do cenário musical. A banda voltaria ainda, nos anos 1980, 1990 e 2000, onde a formação se estabilizou com Fripp e Adrian Belew na guitarra.

Na década de 80, pesquisando junto com Brian Eno, desenvolveu um sistema chamado Frippertronics, que, utilizando dois rolos de fita que tocavam e gravavam em loop, gerava um som etéreo e espacial. Nos anos 90, atualizou este sistema para equipamentos digitais, que passou a chamar “Solar Voyager”, e a este tipo de música, chamou de Soundscapes.

Veja um vídeo de Soundscapes com Robert Fripp.

Robert mantem um registro de sua vida pessoal e profissional em um diário na grande rede. Você pode acompanhar aqui.

Uma resposta para “Robert Fripp

  1. Pingback: Nova Afinação Padrão « Círculo de Violões do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s