Uma Introdução ao Guitar Craft (2004)

Uma introdução ao Guitar Craft (2004)

Traduzido do texto original: http://www.orchestraofcraftyguitarists.com/words/anintroductiontogc.html
por Robert Fripp.
traduzido por Gabriel Vidal.

I
Guitar Craft é três coisas:
– Uma forma de desenvolver um relacionamento com o violão;
– Uma forma de desenvolver um relacionamento com a música;
– Uma forma de desenvolver um relacionamento consigo mesmo.

Os detalhes exatos de um curso Guitar Craft são deixados em aberto para que cada um possa encontrar seu próprio nível de participação e descobrir sua própria característica. Durante os cursos, nós costumamos trabalhar tanto individualmente quanto em grupos, com encontros pessoais para focar nas necessidades de cada um. Nós enfatizamos os fundamentos práticos de tocar o violão com a palheta, ao invés de expor sobre teoria musical.

Cursos são tão intensos quanto o estudante deseje que eles sejam e esteja pronto para aceita-los.

Música é a presença benevolente constantemente e prontamente disponível para todos, mas nós não estamos constantemente e prontamente disponíveis para a música. Quando há uma certa intensidade de prática, nosso estado pode transmutar, e é nesse ponto que podemos encontrar música à nossa espera. Então, como alcançar este ponto? O foco de nossa atenção é fundamental: pouco é possível sem atenção. Relaxamento é fundamental: pouco é possível quando estamos tensos. Em um estado de relaxamento com nossa atenção envolvida, começamos a nos tornar sensíveis às necessidades do momento. Trabalhar com atenção está relacionado com cultivar o sentido de nossa presença pessoal, em um estado de alerta e relaxamento.

A Introdução ao Guitar Craft é aberto à todos os níveis de experiência, até aos que nunca tocaram antes: o requisito principal é comprometimento. Pedimos aos participantes que venham com um objetivo claro, e se comprometam à honrar este objetivo. A ênfase é posta em como tocar, ao invés do que tocar. Nós abordamos os princípios relativos à nossa prática. Esses princípios são aplicáveis à outras áreas de nossas vidas.

A Técnica de Alexander provou ser de grande ajuda e é uma característica da maioria dos cursos de Guitar Craft.

II
Nos primeiros anos do Guitar Craft, um curso do Nível Um era, por si só, uma Introdução ao Guitar Craft. O desenvolvimento dos cursos de final de semana da Nova Afinação Padrão demonstrava elementos do Guitar Craft para qualquer um que estivesse interessado, e serviu, efetivamente, como uma introdução à Introdução. Temos agora cursos distintos anteriormente apresentados como uma Introdução ao Guitar Craft, que funciona como uma preparação ao Nível Um. O recente curso de fim de semana de NST no México atuou como uma Introdução ao Nível Um. O resultado destas evoluções é um Nível Um com um padrão muito mais alto que os anteriores. Os alunos chegam mais preparados para se aprimorar nos exercícios, ao invés de simplesmente se familiarizarem com eles.

Originalmente, aceitávamos qualquer um que chegasse e aceitasse as Regras da Casa. Cursos de 16 a 25 participantes, todos iniciantes, eram os padrões. Com o desenvolvimento do Guitar Craft, alunos em cursos estendidos e alocados na cozinha se juntavam aos novatos. Cursos maiores aumentaram de 60 a 100 pessoas, muitos deles, amadurecidos e experientes.

A Introdução formal atua também como um filtro. Isto se tornou necessário por haver um certo número de estudantes agindo de má fé, muitas vezes como resultado do uso de drogas. Não temos problemas com novos alunos sem noção (afinal de contas, somos todos sem noção), mas o usuário de drogas sem noção não são aceitáveis, enquanto que o uso anterior não é um impedimento para participar dos cursos.

III
O primeiro curso de Guitar Craft começou em 25 de Março de 1985. Já aconteceram mais de cem cursos do Guitar Craft, ou relacionados ao Guitar Craft, cursos em ambas as costas dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Itália, Noruega, Suíça, Nova Zelandia, Japão, Argentina, Chile e Espanha. Centenas de alunos de muitas nacionalidades, idades e uma diversidade de perfis culturais já assistiram.

Cursos residenciais estendidos são realizados em vários países para aqueles que fazem um comprometimento estendido, e em ocasiões, uma casa é adquirida por um período de tempo. A primeira dessas foi a Red Lion House em Dorset, Inglaterra.

Cursos de nível Três e Quatro serão realizados na Alemanha em 2004 (dirigidos por Hernan Nuñez). Estes dão prosseguimento ao Nível Três de Atlanta, EUA (dirigidos por Curt Golden) no Outono de 2003.

Os centros primários do Guitar Craft, atualmente, são Alemanha, EUA e Argentina, com vários centros segundários de Guitar Craft e atividades de Círculos de Violão.

IV
A Liga de Crafty Guitarists tem sido o principal conjunto de performance do Guitar Craft desde Dezembro de 1985, quando excursionou estensivamente durante Abril de 1991. A LCG retornou à ativa em Janeiro de 2002, e possui formações Americanas e Européias.

O trabalho da LCG é apresentar o Guitar Craft para o mundo e tem se apresentado pela América do Norte, Europa e América do Sul, fizeram uma aparição televisiva na América, Inglaterra, Espanha e Argentina, e contribuiram para várias gravações. O projeto atual é lançar um álbum derivado de gravações ao vivo das turnês da Europa e da América do Sul de 2002 e 2003. Membros de vários conjuntos variam, mas tem normalmente surgidos de alunos familiarizados com o repertório e que podem responder à um desafio de performance em um curto período de aviso.

Muitos membros da LCG e de cursos Guitar Craft formaram grupos de performance que trabalham usando seus próprios nomes.

Robert Fripp
Fundador;
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2004.
Villa Mercedes / Padres Claretianos,
Calle San Pascual Nº 3, esquina travesía San Pascual,
28 460 Los Molinos,
Madrid, España

Intenção

Acomodações são adequadas, mas não necessariamente confortáveis. Nós usamos violões acústicos com cordas de aço e a Afinação Padrão Guitar Craft. Alunos devem trazer um instrumento acústico, metrônomo, correia ou apoio para pé, e relógio. É aconselhado que os alunos não toquem durante a semana antecedente ao curso, se compatível com seus compromissos anteriores. O violão recomendado é o Ovation Shallow Body Cutaway (modelo no. 1867).*

Um Curso Introdutório dura, normalmente, uma semana. A idade mínima é 18. Recomendamos que os fundos sejam levantados, tanto quanto possível, diretamente por aqueles que desejam participar: isto é uma valiosa preparação para o curso e, de uma certa forma, parte dele.

* E depois disso, o modelo Beaudoux Guitar Craft, feito à mão.

Os comentários estão desativados.